O popular site de humor e notícias falsas Laranjas anunciou, no fim da tarde desta segunda-feira, a demissão do estagiário das redes sociais, Ademar Chuque. A cúpula do portal acusa o jovem de 22 anos de ter vacilado na comemoração do 5.000º fã na página do Facebook. “Ademar poderia fazer qualquer piada, menos uma que desse a entender que os leitores teriam que pagar para acessar um site de jornalismo”, disse um dos sete editores do humorístico, Tom Mayer, sobre o único outro (ex-)membro da redação.
A celebração já estava programada, mas após um fim de semana pesado de investigação jornalística e bebedeiras em bares de comunidades carentes de Florianópolis, nenhum dos editores apareceu para trabalhar até a metade da tarde. Como consequência, o estagiário Chuque achou por bem postar a imagem comemorativa preparada previamente e tomou a liberdade de fazer uma piada. Ela anunciava que o Laranjas passaria a ter um paywall, ou seja, os leitores teriam que pagar após um determinado número de páginas visitadas mensalmente.
“Eu achei que o pessoal entenderia que era zoeira, afinal quem em sã consciência cobraria por notícias na internet?”, choramingou Chuque, lembrando que “porra, é um site de notícias falsas, bicho!” Menos de um minuto após a postagem, o contador de fãs já não marcava mais 5.000, gerando enorme constrangimento. Com os números diminuindo minuto a minuto, o estagiário teve acordar seus patrões. “Ele foi demitido porque me acordou, e não porque fez uma cagada”, explicou Mayer. “O que mais se pode esperar de um estagiário de jornalismo que não seja uma cagada?”, completou.
Com o estrago feito, o Laranjas decidiu manter a postagem no Facebook. Para os editores, o importante é marcar o momento, que de fato existiu, embora não exista forma de comprovar. “O lado positivo é que percebemos que estamos no caminho correto, ou seja, o jornalismo de humor não-remunerado”, afirmou Mayer. Ele reafirma que os leitores do Laranjas podem ficar tranquilos, já que nunca será cobrado nenhum tostão. “Falando nisso, a vaga de estagiário está aberta, pode anunciar aí”, encerrou.
Siga o Laranjas no Twitter, que é bem melhor que o Facebook: @Laranjasnews