O relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, divulgado esta semana, revelou o que todo mundo já sabia: os habitantes do Facebook têm o melhor índice de qualidade de vida entre os municípios brasileiros. O IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) ficou em 0,999, muito perto do máximo de 1. “Não atingimos o valor perfeito apenas por causa perfil da Dilma Bolada, que é mesmo muito ruim”, disse o pesquisador geral da ONU, Robert Strümschtrëischer. “Humor chapa-branca não dá”, completou.
O IDHM é calculado a partir de três indicadores: escolaridade, renda e longevidade. O estudo aponta diversos fatores para que o triunfo do Facebook sobre as outras mais de cinco mil cidades brasileiras. O principal é o estado de felicidade contínua no qual seus habitantes sempre estão. “Em nenhum outro lugar do Brasil as pessoas têm tantos amigos, realizam atividades de lazer ao ar livre, leem tantos livros e têm opiniões tão embasadas sobre filmes e televisão”, explicou Strümschtrëischer. Neste caso, o IDHM Escolaridade mostra-se superior.
No quesito renda, Strümschtrëischer usa como exemplo os hábitos de consumo dos cidadãos facebuquianos. “Em nenhum outro lugar do Brasil se viaja tanto ao exterior, se consome tanta cultura e se aprecia tanto a alta gastronomia”, declarou.
Uma das únicas exceções do resultado, que não colocam o Facebook com o IDHM máximo, é a falta de saneamento básico. “Há muita merda circulando livremente por lá. Infelizmente, este é um problema de difícil resolução”, lamentou Strümschtrëischer.
Siga o Laranjas no Twitter, é moderadamente engraçado: @Laranjasnews