Os procuradores do Ministério Público Federal apresentaram hoje, em Curitiba, denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sua esposa Marisa Letícia e mais seis pessoas menos conhecidas. A entrevista coletiva gerou comoção nas redes sociais, que voltaram a ter aquele clima gostoso da eleição de 2014. Entre os debates, um termo usado pelo MPF: “propinocracia“.
A palavra propinocracia foi usada pela equipe da Lava Jato em slides e na fala do procurador Deltan Dallagnol. Ora, o que é propinocracia? De acordo com os procuradores, é a forma como o Brasil foi comandada nos últimos anos, sob governos do Partido dos Trabalhadores. Para ser mais claro, o Laranjas vai dissecar o terno para o leitor:
– PROPINO: vem de propina, que embora tenha um significado inocente de gorjeta, no Brasil é a palavra mais utilizada para vantagens financeiras oferecidas em troca de serviços ilícitos.
– CRACIA: vem do grego kratos ou kratia, que significa poder.
Portanto, propinocracia nada mais é que o poder exercido pelas gorjetas de garçons. Volte a discutir, agora com argumentos sólidos, com seus amigos no Facebook.
>> Siga-nos no Twitter, onde tiramos dúvidas de português por propina