O ministro da Transparência, Fabiano Silveira, finalmente mostrou a que veio, depois de duas longas semanas cargo: pediu demissão e não pode mais ser visto em Brasília. “Fabiano mostra que era um quadro qualificado, fazendo exatamente o que seu cargo se propunha, ou seja, sumindo”, lamentou o presidente em exercício, Michel Temer, o pai do Michelzinho.
Silveira foi flagrado em um áudio dando orientações ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e ao ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, de como escapar da Operação Lava-Jato. A gravação foi feita por Machado, que já havia derrubado o ministro Romero Jucá (PMDB-RR), punido com a obrigação de voltar a exercer o cargo de senador.
Não se sabe ainda qual o destino de Fabiano Silveira, que é considerado um protegido de Renan Calheiros. O Laranjas tentou encontrar o ex-ministro, mas ele é realmente muito bom nesse negócio de transparência e não tivemos sucesso.
Ainda não é possível afirmar, também, se seu principal projeto na pasta, o financiamento de mantos de invisibilidade do Harry Potter para políticos, terá continuidade. “Ele realmente pode estar em qualquer lugar, não sabemos”, disse um assessor de Silveira.