O renomado repórter dinamarquês Preben Elkjaer Schmeichel anunciou, por meio de seu perfil no Facebook, que não vai mais passar o verão 2014/15 em Florianópolis. Repórter freelancer da televisão ML10 e colaborador da revista Dan Maskine, ele estava se preparando para cobrir o fervor das praias e baladas da cidade. “Vi o que fizeram com o pessoal da Ocupação Amarildo, e senti que seria usado para impressionar sobre um local supostamente maravilhoso”, disse Schmeichel, que se parece com Miguel Falabella.
Na nota, que já tem milhares de curtidas e compartilhamentos de manezinhos, o jornalista afirma que veio à cidade há cerca de dois meses para estudar os dialetos paulistano e gaúcho. “Um nativo me falou que a melhor forma de encontrar forasteiros perto da praia nessa época era na invasão da SC-401, mas cheguei lá e fiquei assustado com a falta de estrutura e glamour”, escreveu o estrangeiro. “Nada de camarões, champanhe ou corpos sarados, apenas alguns pés de alface, água de torneira e, inacreditavelmente, comunistas”, completou.
Em uma narrativa emocionada, Schmeichel disse que foi abordado por um jovem estudante de “uma universidade pública”, chamado Ernesto Noam, que lhe ofereceu seis cigarros de maconha. “Esse garoto de 27 anos ficou tocado com a decepção de um gringo que não achou luxo, e ofereceu tudo o que tinha”, diz a nota no Facebook. O repórter ainda contou que o estudante queria conversar sobre a filmografia de Lars Von Trier. “Ele não conhecia nenhum DJ escandinavo, nem o Avicci. Wake me up!”, finalizou.
Redes sociais – A decisão do repórter dinamarquês repercutiu nas redes sociais. Com os compartilhamentos, milhares de pessoas, não só de Florianópolis, puderam contribuir com suas opiniões e reflexões. A ponderação foi marcante na maioria das manifestações. No final da tarde, Preben Elkjaer Schmeichel divulgou uma nova nota no Facebook, em que diz que vai passar o verão em Palhoça.