O funeral de Fidel Castro começa nesta segunda-feira (28), em Havana. O governo cubano preparou nove dias de homenagens ao ditador, começando na capital e terminando em Sierra Maestra, ponto de partida da revolução que culminou com a implantação do regime socialista em 1959. As cinzas d’El Comandante serão enterradas na cidade de Santiago de Cuba, mas uma série de tributos estão planejados por todo o trajeto pela ilha caribenha.
“Queremos que a celebração toda tenha a cara de Fidel, fazendo com que o povo cubano o reconheça em cada passo dos funerais”, explicou o cerimonialista Ernesto Noam, responsável pelos preparativos. Já nesta segunda, por exemplo, começam os discursos de líderes de Estado e também do Partido Comunista de Cuba. “As instruções são de cada um fale por ao menos sete horas, numa homenagem simbólica ao nosso eterno líder”, explicou Noam.
Caso o convidado não se sinta capaz de falar pelo período mínimo, será retirado da programação. Por enquanto, estão inscritos para discursar o atual presidente cubano e irmão de Fidel, Raúl Castro, os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, do Equador, Rafael Correa, da Bolívia, Evo Morales, e o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. “Teremos também hologramas com discursos de Hugo Chávez, Leonel Brizola e Paulo Francis, este último em sua fase comunista”, entregou Noam.
O cerimonialista não teme que o povo fique cansado com tantas horas de discursos, pois crê que será uma forma de matar a saudade das longas falas de Fidel. “Caso o camarada não possa ficar o tempo todo na Plaza de la Revolución, poderá continuar assistindo em casa pela TV, caso possua uma, já que todos os canais estarão fazendo a transmissão, e também pelo site do jornal Granma, caso consiga pagar algumas horas de internet”, explicou Noam, que garante que não haverá fiscais do governo anotando os nomes de quem sair mais cedo do funeral.
A reportagem do Laranjas aproveitou para tentar tirar a principal dúvida dos usuários de Facebook do Brasil: Fidel Castro vai para o céu ou para o inferno? “Que bobagem! El Comandante era ateu e comunista, não se preocupava com isso!”, respondeu o cerimonialista cubano. “Onde quer que esteja, porém, já deve estar entrando no segundo dia de discurso”, completou, emocionado.
>> Você acha que Fidel Castro foi para o céu ou para o inferno? Deixe sua resposta nos comentários ali embaixo!