Terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Facebook é líder em Jornalismo no mundo

Categorias: Imprensa, Mundo, Redes Sociais

Até o Orkut já tá sabendo de tudo pelo Face

O Facebook se sagrou como o maior veículo jornalístico do planeta, de acordo com pesquisa divulgada nesta terça-feira (13) pela Universidade de Wisconsin (EUA).

Os pesquisadores analisaram a credibilidade, propagação e produção de mais de quatro mil entidades de comunicação em todo o globo durante os últimos cinco anos e concluiu, para sua surpresa, que o recente crescimento vertiginoso de material noticioso produzido exclusivamente por posts e fotos em murais de perfis da rede social supera até mesmo os melhores números de todo o conglomerado Murdoch.

A empresa de Mark Zuckerberg desbancou outros nomes de peso, como a britânica BBC (British Broadcasting Corporation), o americano NYT (New York Times) e o brasileiro PIG (Partido da Imprensa Gostosa), com a investigação e divulgação de fatos da maior importância, como ataques de fascínoras a cãezinhos, pessoas que estacionaram em lugares proibidos e a Lei Estadual do Estacionamento de Shoppings, que já atingiu cerca de 90% dos usuários mesmo ninguém sabendo exatamente de qual estado é.

Mesmo com tantos furos e notícias que são sistematicamente ignoradas pela grande imprensa mundial, o que trouxe maior destaque ao Facebook na área do Jornalismo foram a cobertura em tempo real do Prêmio Craque do Brasileirão no último dia 5, a revelação do esconderijo de G(K)haddafi e o debate acerca da não-publicação de uma entrevista com Gay Talese.

“Não se pode negar o papel que o Facebook assumiu como grande difusor de novidades e matérias investigativas de alto calibre. Eu mesmo, só me informo através da minha timeline, com posts de fontes super confiáveis, como pessoas que eu nunca vi, mas foram compartilhadas pelos meus amigos e mais dez mil perfis. DEZ MIL! Esse tanto de gente não pode estar errada”, elabora o doutor Zach Jacobsen, responsável pela pesquisa e amigo de 4854 pessoas. “Além disso, com Mark Zuckerberg como dono do novo maior veículo jornalístico do mundo, mantemos a longa tradição de judeus ocupando este posto.”

 

+ Com certeza esta pesquisa não inclui o Laranjas como veículo de comunicação:
Projeto de lei planeja sacrificar filhotes
Jovem processa Facebook por ainda não ter a nova timeline
Após ato no Facebook, violência infantil é erradicada no mundo
Facebook vai deletar perfis com fotos de desenhos animados
Malvino Salvador vai viver Caio Fernando de Abreu na telona 

Comentários

Laranjas é um site de jornalismo de humor com notícias fictícias.
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Monodois