A manhã desta quinta-feira foi de êxtase para um jovem repórter de uma emissora local de Joinville. Escalado para uma entrada ao vivo no telejornal matinal, Dietrich Himmenbläu foi surpreendido por um raio de sol no exato momento em que foi chamado pelo âncora Lothar Effenberg. “Eu sempre sonhei em ver um dia sem chuva na Manchester Catarinense, e isso ter acontecido na TV é mágico”, disse o jornalista ao enviado especial do Laranjas à região, que está em Curitiba.
De acordo com Himmenbläu, havia um aviso da meteorologia de que o fenômeno, inédito há cerca de 34 anos em Joinville, estava prestes a acontecer, mas mesmo assim se disse surpreso. “Não botei muita fé, achei que era mais uma daquelas pautas carregadas de esperança, um sentimento juvenil de ver sol por aqui, mas aí rolou e foi incrível”, afirmou o jovem, que não conteve a emoção ao vivo. “Os joinvilenses estão até menos pálidos e demonstrando alegria de viver”, bradou no ar, mostrando o reflexo dos raios solares em sua pele.
Os editores do jornal acabaram derrubando todas as outras pautas do dia, que giravam em torno do tema “Joinville é demais e carrega os vadios da Capital nas costas”, e focaram no sol – embora não literalmente. “Nossas câmeras não resistiriam a uma exposição tão extrema, mesmo que por 20 ou 30 minutos”, explicou Heinrich Sprëichdëustchen, diretor do programa. Foi decidido então que as imagens seriam de crianças brincando e sorrindo ao verem o astro-rei pela primeira vez, já que os adultos não foram liberados do trabalho.
O sol durou exatos 27 minutos, mas alguns joinvilenses chegaram a acionar a Defesa Civil do município. “Houve alguns destelhamentos, já que alguns moradores queriam que os raios de sol entrassem em suas residências”, explicou o bombeiro Johann Gambolputty de von Ausfern of Ulm. Ele ainda afirmou que algumas pessoas tiveram as retinas queimadas, devido à falta de familiaridade com a observação solar.
Não há previsão para repetição do fenômeno nos próximos anos, de modo que os hotéis de Balneário Camboriú, Barra Velha, Itapema e até Jaraguá do Sul já estão com os quartos todos reservados para este fim-de-semana. “Agora ficamos mal-acostumados, queremos sol ao menos três vezes ao ano”, explica Johan Gambolputty…
Siga o Laranjas no Twitter, onde o sol sempre e as postagens sempre brilham: @Laranjasnews