Segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Reality show leva blogueiros para conhecer redação de jornal

Categorias: Imprensa

Situação dos jornalistas sensibilizou Monalisa Serafim, que tem um blog sobre mochilão

Um reality show gravado no Brasil repercutiu nas redes sociais nesta segunda-feira. A produção britânica da BBC intitulada “Life Sucks” selecionou 12 blogueiros brasileiros para passar um mês junto com jornalistas profissionais trabalhando numa redação de jornal. O programa, que será dividido em episódios, ainda não tem data para ser transmitido.

“Os blogueiros gastam horas de suas vidas escrevendo para o público da internet, mas eles não fazem ideia do que é realmente o trabalho dos jornalistas”, afirmou o diretor inglês Thomas Charles Albert. “Queremos que o telespectador sinta o mesmo choque de realidade que nossos participantes tiveram.”

A produção se interessou pelo Brasil por causa das particularidades entre a grande mídia e os blogs, autoproclamados de “mídia alternativa”. Um dos participantes, que escreve sobre comportamento masculino, passou duas semanas na editoria de cultura. “Teve um dia que eu acompanhei o repórter numa apuração na rua. Não imaginava esse trabalho todo para escrever 20 linhas”, disse Guilherme Cazziano. “O momento mais tenso foi quando demitiram 30 num só dia”, contou, sobre a experiência de presenciar um “passaralho”.

A blogueira de moda Carol Franchinni também se surpreendeu. “Eles precisam de cinco pessoas no caderno pra fazer o mesmo trabalho que eu faço. E ainda não lucram em cima da publicidade”, disse, com lágrimas nos olhos. Depois das gravações, Carol fez uma tatuagem representando o símbolo da luta sindical por melhores salários.

Jornalista nas décadas de 70 e 80, Pedro Hélio Amarildo hoje ganha a vida comentando a política nacional em sua página. “Muita coisa mudou nas redações. Na minha época é que se fazia jornalismo de verdade, jornalismo combativo. Hoje em dia são todos vendidos para os poderosos”, disse.

Comentários

Laranjas é um site de jornalismo de humor com notícias fictícias.
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Monodois