O maior vexame da história do futebol mundial vai virar filme. A Sony Pictures anunciou nesta quarta-feira, exatamente um ano depois da tragédia, que a semifinal da Copa entre Brasil e Alemanha será recontada com a direção de José Padilha. O brasileiro, que recentemente refilmou Robocop e foi lançado ao estrelato com Tropa de Elite, terá no elenco grandes nomes do cinema para eternizar o 7 a 1. “Pretendo fazer um thriller, discutindo as causas e os responsáveis pelo resultado, desde a criança que já está viciada acriticamente na Seleção até o político que lucra por trás dos panos”, explicou Padilha.
Entre os atores já confirmados estão Selton Mello, Wagner Moura, Lázaro Ramos, Matheus Nachtergaele e Alice Braga, que viverão, respectivamente, David Luiz, Fred, Dante, Luiz Felipe Scolari e Dona Lúcia. Os alemães terão papel secundário na narrativa, portanto serão interpretados por desconhecidos – havia a expectativa de que Christoph Waltz fosse contratado para o papel de Miroslav Klose. O filme terá, no entanto, a participação do atacante Lukas Podolski como um turista alemão que veio ao Brasil apenas para se divertir na Copa.
A proximidade do 7 a 1 é um fator que intimida, admite Padilha. “As pessoas ainda têm a experiência do jogo muito viva em suas cabeças, então poderemos tomar poucas licenças poéticas. A marcação de merda do David Luiz, por exemplo, tem que acontecer da mesma patética forma no filme, mesmo que cause dor”, disse. O diretor pretende ainda fazer imagens aéreas de todos os 12 estádios da Copa do Mundo, para que o espectador tenha uma maior noção da tragédia. “Custou caro, parceiro, muito caro”, disse Wagner Moura, do nada, na entrevista coletiva.
>> Siga o Laranjas no Twitter, onde falamos de futebol, cinema e sexo