O Internacional foi rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro. Apesar de ainda restar uma rodada e o time gaúcho poder se safar matematicamente, a declaração do vice-presidente Fernando Carvalho sobre o adiamento do último jogo relegou o time automaticamente à segunda divisão.
Em um a entrevista que só pode ser classificada como infeliz, o dirigente comparou a situação do Internacional à tragédia com o time da Chapecoense, que comoveu o mundo todo. Veja a declaração completa de Fernando Carvalho a seguir:
“Além do sentimento, pois nossos jogadores a maioria se relacionava com os atletas, deu para ver hoje, na reunião para dispensar o treinamento, retomaremos amanhã, mas temos nossa tragédia particular aqui, que é fugir do rebaixamento. E esse adiamento de rodadas vai ser prejudicial. Como é momento de consternação geral, não é hora de reclamar, mas certamente, esse adiamento trará alguns embaraços que, lá adiante, vamos ter que comentar”, disse Carvalho, em entrevista coletiva.
A decisão de rebaixar o Inter foi tomada em caráter irrevogável após a divulgação dessa entrevista, contanto com o apoio até mesmo de torcedores colorados envergonhados. A CBF deve pedir, agora, que a Federação Gaúcha de Futebol também rebaixe o Inter no Estadual, para que Fernando Carvalho tenha mais tempo para pensar no que disse.