Em reunião extraordinária no final da tarde desta segunda-feira (3) o Comitê de Trocadalhos do Carilho da FIFA decidiu mudar o nome do tatu-bola símbolo da Copa do Mundo 2014, que será realizada no Brasil. O carismático personagem passará a se chamar Trapuco. “Tráfico de drogas, putas e corrupção. Essas são as três coisas a que os estrangeiros remetem quando ouvem falar no Brasil”, explicou o coordenador do Comitê, Oscar Alho, que também tem como nome um trocadilho do cara***.
A mudança veio depois da péssima repercussão que o nome antigo, Fuleco (aglutinação das palavras “futebol” e “ecologia”), teve nas redes sociais. Houve até quem encontrou referências anais no nome. “No lugar de onde eu vim, se você manda alguém tomar no fuleco leva um tiro!”, disse o twitteiro Romeu Alfonso, 13 anos, mais conhecido pelo apelido virtual de H_Romeu, outra piadinha ridícula de duplo sentido.
Essa não foi a única piadinha infame da FIFA em relação aos eventos esportivos no Brasil. No último sábado (1), foi apresentada a bola oficial da Copa das Confederações de 2013. Ela se chamará Cafusa, aglutinação de “carnaval”, “futebol” e “samba” e referência equivocada à designação da miscigenação entre negros e índios, os cafuzos (com “z”). Não por coincidência, quem apresentou a nova bola foi o ex-jogador da Seleção, Cafu, que perdeu uma ótima oportunidade de mandar todo mundo da FIFA tomar no fuleco.
+ A comissão é formada por tios do churrasco e roteiristas da Praça é Nossa.
Mundial de Par ou Ímpar termina empatado
Saci-pererê será o novo mascote da Copa de 2014
Ronaldo Fenômeno será a quarta ponte de Florianópolis