A Chapecoense bateu o Libertad do Paraguai nos pênaltis pelas oitavas-de-final da Copa Sul-Americana e foi parar nos trending topics mundiais das redes sociais na noite desta quinta-feira. O entusiasmo com a classificação e o futuro confronto com o River Plate transformaram o valoroso Verdão do Oeste de Santa Catarina no mais novo clube queridinho do Brasil.
No Facebook, diversos usuários trocaram o sobrenome Guarani Kaiowá adotado já há muitos anos por Índio Condá, nome do estádio da cidade de Chapecó. Não se sabe se a mudança é temporária ou se a Chapecoense será a nova causa dos engajados. “A causa indígena é universal, podendo ser facilmente lembrada com a epígrafe Índio Condá, que ainda apoia o time gaúcho”, disse o ambientalista e sociólogo Ernesto Noam.
Muita gente também colocou um efeito de cores verdes em degradê sobre sua foto no avatar, em outra homenagem à Chape. “Mais uma vez, o Verdão é um símbolo da nossa luta pela preservação da natureza, em uma feliz coincidência de causas dos ativistas sociais virtuais brasileiros”, explicou Noam. Ele está organizando uma excursão a Buenos Aires para o primeiro jogo das quartas-de-final, na próxima semana. “Tenho certeza que seremos bem recebidos pelos uruguaios”, comentou.