O estudante Mateus Gardelhão, de 17 anos, teve uma surpresa muito desagradável ao conferir suas notas no Enem, durante esta semana. O jovem, que pleiteava uma vaga no curso de Publicidade e Propaganda da UFSC, tirou nota zero na redação. “Foi complicado, tio, mas ao menos tive a companhia de mais quinhentos e pouco mil brasileiros, né?”, disse o garoto à reportagem do Laranjas.
O curioso é que Gardelhão havia publicado o mesmo texto no Facebook, meses antes. Seu posicionamento sobre publicidade infantil – tema da redação do Enem 2014 – à época rendeu 7.276 curtidas e 1.378 compartilhamentos. “Não sei o que aconteceu, tio, acho que a raça que corrige a prova tem que estar mais antenada, porque se a galera curtiu no Face é coisa boa, tá ligado?”, polemizou o jovem.
A postagem do estudante se popularizou após ser compartilhada pelo perfil Dilma Bolada, que satiriza de forma bem-humorada a presidenta da República, Dilma Rousseff. A fan page comentou apenas “Lacrou” a respeito das opiniões de Gardelhão. “São milhões de curtidores, tio, daí o negócio bombou. E é humor, né, coisa de gente inteligente”, disse o rapaz, que vai usar esse argumento no pedido de revisão da nota.
Até o momento, a postagem de Gardelhão reclamando sobre sua nota zero na redação do Enem rendeu apenas sete curtidas e três comentários, todos de amigos zoando com o jovem. “Por via das dúvidas vou me matricular num cursinho né, tio… Diz aí, é muito foda fazer Jornalismo?”, perguntou o estudante, para desespero do repórter do Laranjas.