O presidente Michel Temer anunciou, nesta segunda-feira (7), que o Natal 2016 está oficialmente cancelado em todo o território brasileiro. A justificativa é a morte do Papai Noel, ocorrida em um shopping center da Bahia, registrada em um vídeo chocando que está viralizou no WhatsApp. A tragédia aconteceu após um voo de paraquedas dar terrivelmente errado.
De acordo com a nota divulgada por Michel Temer no site oficial do governo, não há clima para a realização do Natal no Brasil após a morte horrível do Papai Noel. “É um momento que pede respeito e tranquilidade, não há por que procurarmos um substituto para esse grande homem tão em cima do prazo”, escreveu o presidente da República.
A nota também garante que não há qualquer relação do cancelamento do Natal com o momento econômico vivido pelo país. “Àqueles que dirão que estamos fazendo isso para evitar a divulgação de números horríveis do comércio no Natal 2016, respondo que jamais fá-lo-ia algo desse vileza. Aproveito para esclarecer que também não sou um vampiro“, completou Temer.
Outros países que têm como tradição celebrar o Natal ainda não se manifestaram a respeito da morte do Papai Noel. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deve abordar o assunto apenas após as eleições que vão definir quem ocupará seu cargo em 2017. Ele também não quis comentar se quem perder a votação poderia substituir o Bom Velhinho.
Especialistas não gostaram da medida anunciada por Temer. “Cancelar o Natal será terrível para a economia, mesmo que represente um bom golpe no capitalismo e nas religiões cristãs”, disse o sociólogo Ernesto Noam, da UFSC. “Se bem que tá todo mundo sem dinheiro desde que o presidente ilegítimo assumiu, então dane-se!”, completou.
>> Siga-nos no Twitter, onde nos vestimos de Papai Noel para complementar renda