Ele esteve no Brasil e viu o que os gringos não deviam ver. O jornalista dinarmaquês Preben Elkjaer-Schmeichel causou enorme polêmica em abril, ao anunciar que estava abandonando a cobertura da Copa do Mundo por não compactuar com as mazelas sociais do país. Agora, menos de três meses depois, ele está completamente arrependido. “Está sendo a Copa das Copas, está tendo Copa pra c***, e eu aqui em Copenhague passando frio, bicho!”, reclamou o repórter em sua conta no Facebook.
Elkjaer-Schmeichel disse que não estava completamente convencido do erro até a última rodada das oitavas-de-final. “Até os Estados Unidos estão jogando horrores, o goleiro deles é um monstro, e eu preocupado com remoções de comunidades em volta dos estádios? Onde eu estava com a cabeça?”, escreveu. O jornalista está tentando obter um visto de trabalho para cobrir a fase final do Mundial, mas enfrenta resistência. “O governo brasileiro liberou na boa, mas o meu editor ainda acha que eu sou um idiota amarelão”, explicou.
Com a negativa do chefe, Elkjaer-Schmeichel iniciou uma campanha para arrecadar fundos através da internet e produzir o documentário O gringo que vacilou e perdeu o que vários outros gringos estão vendo. O valor da passagem e estadia já foi quase alcançado com base na Lei Rouanet. “Vou complementar com uma grana do governo sueco, já que passei duas semanas lá após fugir do Brasil e agora tenho direito a auxílio-desemprego por três anos”, explicou.
Além das goleadas, o jovem escandinavo também não consegue conviver bem com a ideia de ter perdido centenas de festas nas cidades brasileiras. “Ouvi falar que as brasileiras já estão interessadas nos gringos, imagina então eu chegando com o meu papinho de consciência política e o progressismo no bem-estar social e questões de gênero da Dinamarca”, lamentou.
Caso não consiga voltar ao Brasil, Elkjaer Schmeichel já prepara a pauta das reportagens que produzirá na Rússia, em 2018, e no Catar, em 2022. “Focarei no respeito à diversidade sexual e nas ótimas condições de trabalho. Acho que não tem como dar errado e eu ver algo que nenhum gringo deveria ver, né?”, encerrou.
Siga o Laranjas no Twitter, é moderadamente engraçado: @Laranjasnews