Quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Prefeitura de Florianópolis envia carnês do IPTU a moradores de ocupação

Categorias: Cidades

Sistema de saneamento básico no acampamento é melhor do que o oferecido pela Casan

O dia foi de desmontar as barracas e organizar as malas para os moradores da ocupação Amarildo de Souza, situada às margens da SC-401 na Vargem Pequena, em Florianópolis. No início da manhã, cada ocupante recebeu do carteiro um carnê do IPTU. O valor do imposto, recentemente reajustado, foi considerado impraticável, e em assembleia, o movimento decidiu desarmar o acampamento.

O auxiliar de serviços gerais Maicou Braga, 32 anos, se surpreendeu com o preço do IPTU assinalado no carnê: “Querem que eu pague mais de 200% do que pagava antigamente”. Antes de se juntar à ocupação, Braga morava em uma quitinete na Serrinha, mas decidiu sair por causa do aluguel, que comprometia grande parte de sua renda.

Quem também ficou surpreso com o valor cobrado pela Prefeitura foi o estudante universitário Ernesto Noam, 28 anos. “Nem sabia que existia este imposto. Vou ter que vender o carro que meu pai me deu pra quitar o carnê”, reclamou, acusando a Prefeitura de utilizar o imposto como forma de opressão aos movimentos sociais.

As lideranças do movimento que criou o acampamento acusam a Prefeitura de cobrar por serviços que não são prestados. Em nota, a administração municipal afirmou que o valor foi calculado após os próprios movimentos sociais repercutirem que o terreno se encontra em área nobre da cidade. “O imóvel onde a ocupação se situa possui acesso asfaltado e coleta de lixo, além de o sistema de saneamento básico ser melhor do que o de bairros como Canasvieiras.”

Comentários

Laranjas é um site de jornalismo de humor com notícias fictícias.
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Monodois