Nesta quinta-feira (29), dois dias após afirmar que não estava mais aposentado, o músico inglês Phil Collins anunciou seu retorno imediato aos palcos. Para surpresa dos fãs que esperavam a retomada da carreira solo ou mesmo do Genesis, Collins se apresentou como o mais novo integrante da banda Calypso, em substituição à cantora Joelma. “Estou muito empolgado em tocar com um músico do calibre de Chimbinha“, declarou em inglês, sua língua materna, já que nasceu na Inglaterra, como dito anteriormente.
A chegada de Phil Collins põe fim à boataria sobre o destino do Calypso, ameaçado pela briga entre o casal Joelma e Chimbinha. “Olhem para mim agora, há apenas um espaço vazio, não há mais nada para lembrar dela, apenas a memória de seu rosto”, disse o guitarrista paraense. “Pois é, ela voltar era contra todas as possibilidades, era algo que ele precisava encarar”, disse Collins, que estudou a história da banda e leu muito sobre acontecimentos recentes. “Ele poderia ter olhada para trás e visto ele chorar”, completou.
Nas primeiras fotos de apresentação da nova dupla, Phil Collins apresenta um look diferenciado, lembrando sua juventude riponga nos anos 70, quando era baterista do Genesis, mas também deixando clara a importância do legado de Joelma para o Calypso. “Sou um homem de mais de 60 anos, mas posso me comunicar com as novas gerações”, explicou, que adotava o look hipster imundo e barbudo bem antes da horda de vagabundos que o faz hoje em dia. “É você que está dizendo isso”, comentou Collins, dando uma piscadinha.
Os ensaios do novo Calypso já começaram, com uma série de novidades. Phil Collins desmaiou nas três primeiras vezes que tentou balançar a cabeça como Joelma, mas está pegando o jeito. “Ele tentou fazer isso em uma canção em que estava na bateria, então acabou atingindo o prato de condução”, explicou Chimbinha. Seguindo a tradição, o guitarrista também já andou trocando mensagens simpáticas com o cantor Peter Gabriel.
>> Siga-nos no Twitter e saiba de que lado estamos: Joelma ou Chimbinha