Os motoristas de Florianópolis foram surpreendidos nesta sexta-feira (28) por alagamentos em diversas rodovias da cidade. O fenômeno já havia acontecido anteriormente, levando à conclusão precipitada de que o motivo seria a maré alta, que estaria causando uma ressaca. O Laranjas apurou, porém, que foram as lágrimas de eleitores que irão às urnas neste domingo, para escolher entre Gean Loureiro (PMDB) e Ângela Amin (PP), que deixaram as vias cheias de água.
“Olha, eu realmente estou muito emocionada. É uma mistura de tristeza pelo nível da campanha nesse segundo turno, mas também de alegria por estar acabando”, comentou a vendedora Márcia Paranhos, de 38 anos. Ela mora no bairro Coqueiros, que teve uma praça e um parque parcialmente alagados. “A gente tava tudo ali chorando, não tem? Daí era muita gente, hora que a gente viu tava com água já nas canelas, foi uma correria geral”, explicou, às lágrimas.
Outro ponto atingido foi a avenida da Saudade, na região do Itacorubi, que fica no caminho para as praias do Norte da Ilha, como Jurerê, Ingleses e Canasvieiras. “Eu ouvi umas inserções políticas no rádio e tive que parar o carro, cara, deu um negócio ruim”, disse o representante comercial Gérson Botelho, de 29 anos. Ele logo foi acompanhado por outros motoristas, que não aguentaram a dor de prosseguir o dia normalmente após ouvirem as trocas de acusações entre Gean e Ângela.
A previsão é de que as vias fiquem alagadas até o domingo, quando ocorre a votação do segundo turno da eleição municipal. Alguns analistas acreditam, porém, que as lágrimas devem encher as ruas de Florianópolis pelos próximos quatro anos.