A 21ª edição da Conferência Mundial do Clima, realizada em Paris, termina nesta semana. O rascunho do documento com as diretrizes que deverão ser seguidas por líderes de todo o planeta foi apresentado na manhã de ontem. O Laranjas teve acesso ao texto prévio e, embora tenha constatado que centenas de problemas ambientais globais serão de fato atacados, pode confirmar que a questão da chuva em Joinville ficará mais uma vez de fora do relatório final.
Ambientalistas, meteorologistas e pessoas com baixas taxas de vitamina D da cidade lamentaram profundamente a ausência da chuva de Joinville nos debates mundiais. “É como se não existíssemos, amigo, já basta aqui em Santa Catarina o dinheiro ir todo para a Capital, agora mais esse duro golpe!”, disse Jürgen Regenträumen, fabricante de óculos escuros e ativista ambiental. “Fizeram em Paris, talvez se fosse em Londres a gente tivesse alguma chance”, completou.
Para Regenträumen, o rebaixamento do Joinville Esporte Clube para a Série B do Campeonato Brasileiro pode ter contribuído para que a cidade fosse ignorada no relatório final da Conferência Mundial do Clima. “Em 2015 clubes grandes de todo o Brasil vieram pegar o JEC e sofreram com a chuva na Arena, chamando a atenção para o problema. As pessoas viam Joinville pela TV e se perguntavam onde estava o sol, mas agora na Série B ninguém vai ligar”, lamentou.
A Prefeitura de Joinville está se mobilizando para trazer o evento para a cidade em 2016, em uma tentativa de fazer o mundo abrir os olhos para o problema – até porque não tem sol. “Se a previsão for de muita chuva a gente pode tentar mudar para Jaraguá do Sul ou mesmo São Francisco do Sul, o importante é ser aqui perto”, afirmou Regenträumen.
O Laranjas entrou em contato com um representante do Governo de Santa Catarina, que confirmou a intenção de trazer a Conferência Mundial do Clima para Florianópolis. “Joinville já tem o Festival de Dança, agora a gente tem que dar um uso para aquele centro de eventos de Canasvieiras”, disse o representante.
>> Siga-nos no Twitter, onde damos a previsão anual do tempo de Joinville todo dia 1º de janeiro