O casamento entre a Schin e a Oktoberfest de Blumenau não começou bem. A cervejaria, nova patrocinadora oficial da festa alemã, foi duramente criticada após o lançamento de uma propaganda no YouTube. O vídeo abusa de imagens irreais e consideradas apelativas para atrair o público masculino: em apenas 30 segundos, copos de chopp da Brahma aparecem sete vezes. “É triste que a empresa ache que pode apelar dessa forma, com imagens do líquido dourado em copos suados para despertar interesse”, disse Hermann Weizenerzeuger, do grupo Cervejeiros pela Assexualização da Cerveja.
A ação de marketing foi duramente criticada nas redes sociais, provocando revolta nos blumenauenses. Para alguns moradores, a propaganda ressalta uma imagem falsa da cidade e da própria Oktoberfest. “O cara chega aqui e acha que vai ter chopp da Brahma disponível por todos os lados, quase que se oferecendo, uma visão completamente equivocada e ultrapassada”, afirmou o professor de Publicidade da Bieruniversitäts von Blumenau, Lothar Gerstenanbauer. Ele lembra que a própria prefeitura está desestimulando a vinda de turistas que se interessam apenas por bagunça e produtos da Ambev.
O publicitário responsável pela peça, Dan Jenn (N.E.: seu nome real é Danésio Genivaldo), defende o material. “Mano, o briefing que foi passado para o nosso time realizar o job foi bastante específico: tínhamos que atrair costumers para o happening do cliente, portanto você não pode usar Schin como catch em uma festa de cerveja, né meu?”, explicou.
Sobre o uso excessivo de imagens muito gráficas e desproporcionais dos copos de chopp, Dan Jenn se mostrou contrariado. “Mano, a culpa não é minha se não usaram o filme do chopp Brahma Black, nós fizemos a parada toda multicolorida, meu”, defendeu-se, reiterando que “minha agência é mó progressista, tá ligado?”
>> Siga o Laranjas no Twitter, onde aceitamos doações de todos os tipos de cervejas