O anúncio do encerramento do vínculo empregatício da apresentadora Xuxa com a Rede Globo pegou o Brasil de surpresa nesta segunda-feira (15). Após 57 anos de uma parceria de enorme sucesso comercial, a Rainha dos Baixinhos vai poder finalmente sair da geladeira e curtir a merecida aposentadoria em algum país caribenho.
A notícia decepcionou muitos fãs, mas teve particular impacto sobre dois homens que ainda nutriam esperanças de voltar à televisão: Petr Václav Kafka, o Praga, e Li Xiaoping, o Dengue. Os antigos ajudantes de palco da loira ainda sonhavam com a volta do Xou da Xuxa.
“As pessoas falam da Xuxa, mas eu estou na geladeira da Globo há quase 20 anos”, disse Kafka, em seu idioma nativo. O artista é tcheco, como indica seu nome, e nunca aprendeu a falar português – por isso seu personagem nunca falava. Ele contou que seu contrato com a emissora impedia participações em programas de concorrentes, e lamenta que sua participação no Arquivo Confidencial do Domingão do Faustão nunca tenha ido ao ar. “Meus familiares só falaram da Primavera de Praga, e os editores dos depoimentos acabaram entendendo tudo errado, acharam que era um musical hippie”, explicou.
No caso de Xiaoping, o ostracismo veio com a disseminação da doença com que divide seu nome artístico. “Na época que eu surgi, a galera achou engraçado fazer um jogo de palavras com o Deng Xiaoping, o líder supremo do meu país na época, mas eu acabei me fodendo”, lamentou o ator, em seu idioma nativo. Li Xiaoping é chinês, e foi responsável por trazer o primeiro contêiner com tênis falsificados para o Brasil. “Veja bem, estou muito bem financeiramente, mas a televisão é um sonho, bicho, eu trocaria todo o meu império do contrabando para voltar a tocar uma guitarra de papelão com a Xuxa”, desabafou.
Procurada pela reportagem do Laranjas para falar sobre a demissão, Xuxa aparentemente não compactua da opinião de seu ex-parceiro das manhãs da TV Globo. “Cara, para mim a televisão sempre foi uma parada secundária, apenas uma forma de divulgar o meu trabalho no teatro, entendeu? Então tô bem de boa”, disse a apresentadora e atriz, através de uma mensagem enviada em um LP tocado ao contrário. Xuxa está em cartaz com o jovem multimídia Gregório Duvivier no espetáculo O Mundo da Lua, usando seu outro nome artístico: Miguel Falabella.