O escândalo do Petrolão, suposto esquema de desvio de recursos da Petrobras que está sendo apurado pela Polícia Federal, Ministério Público e Justiça do Paraná, vai ganhar uma voz conhecida por milhões de brasileiros. O locutor Cid Moreira anunciou o lançamento de uma caixa de 48 CDs contendo a íntegra das delações premiadas que estão servindo de base para a investigação. O antigo âncora do Jornal Nacional garante que não tem interesse político-partidário na divulgação dos depoimentos, e quer apenas ajudar o povo brasileiro a se informar, como fez durante 27 anos.
“Minha carreira sempre foi pautada pela isenção e pela credibilidade, portanto eu faço a leitura com de forma equilibrada, porém colocando emoção em determinados momentos”, disse Cid. Ele admite que, de fato, a audição pode ser cansativa, mas há situações em que a tensão aflora. “Não havia como neutralizar o tom quando os depoentes descrevem com detalhes os percalços pelos quais passam para compartilhar o patrimônio da Petrobras e transferir enormes quantias de dinheiro para o exterior”, ponderou o velho locutor, com o vozeirão embargado.
O produto não tem ligação oficial com a petrolífera estatal brasileira, chamando-se apenas Delacid – O Petrolão na voz de Cid Moreira. Sobre sua identificação histórica com a Rede Globo, Cid diz ter certeza que as pessoas não farão confusão. “Inclusive cheguei a cogitar um convite ao William Bonner para lermos algumas passagens em forma de jogral, mas não o fiz justamente para evitar comentários maldosos como os jovens fazem hoje, como PIG ou esses memes que tinham nos debates”, explicou, mostrando-se antenado com as modas das redes sociais.
Os 48 discos iniciais contemplam apenas as delações de Alberto Yousseff e Paulo Roberto da Costa, os primeiros a falarem com a Justiça. Caso novos depoimentos surjam nos próximos dias, com o envolvimento de diretores de empreiteiras na investigação, Cid Moreira garantiu que lançará novas caixas de CDs. “Como eu disse anteriormente, vou respeitar minha tradição de isenção e equilíbrio, dando espaço tanto para os agentes políticos quanto para a iniciativa privada”, disse. Questionado sobre onde isso tudo iria parar, Cid Moreira respondeu enigmaticamente: “Boa noite.”