Domingo, 8 de abril de 2012

Novo comandante do Deic será escolhido através do Facebook

Categorias: Polícia, Redes Sociais

Quem precisa de outro herói brasileiro?

O governo de Santa Catarina quer que a escolha do próximo comandante da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) seja feita através das redes sociais. A mobilização da população após a exoneração do delegado Cláudio Monteiro sensibilizou o Centro Administrativo, que deve montar uma equipe para decidir a melhor forma de fazer funcionar a democracia digital. “Hoje usamos o Facebook apenas para mostrar como o governador Raimundo Colombo é fofo, então precisamos pensar em algum tipo de estratégia”, afirma Rigoberto Pedroso, da assessoria de imprensa do governo.

Na semana que passou, centenas de manifestações favoráveis a Monteiro dominaram o Facebook, com montagens fotográficas e longos textos comparando-o ao Capitão Nascimento, do filme Tropa de Elite, aparentemente o único herói da história brasileira. Por outro lado, defensores de direitos humanos e jornalistas, não necessariamente nessa ordem, condenavam a frase na qual o delegado afirmara que iria matar assaltantes de banco que viessem para Santa Catarina. A confusão se instaurou e uma briga chegou a ser marcada através da rede social, em que mais 700 pessoas confirmaram presença. No dia, porém, apenas aquele integrante da Mancha Azul que aterrorizou os espectadores do Jornal do Almoço apareceu.

Após a denúncia de que Monteiro teria usado dinheiro de diárias em benefício próprio, o governo esperava que o ânimo dos partidários do delegado arrefecesse, o que não aconteceu. “Decidimos então dar o poder de decisão para os usuários do Facebook, que sabem muito mais do que a gente”, explica Pedroso. De acordo com o assessor, serão criadas fan pages exclusivas para cada um dos candidatos ao cargo, com ensaios fotográficos em momentos de lazer e outros onde eles fazem poses ameaçadoras. Haverá também a ficha completa dos postulantes, com número de prisões efetuadas e curiosidades. “Teremos vídeos onde se eles apresentam, falando um pouco sobre seus sonhos, medos e origem de cicatrizes e marcas de bala que tenham no corpo”, diz Pedroso.

Ao fim do processo, o delegado com a fan page mais curtida será eleito para chefiar o Deic. Já em relação ao uso da lei do ficha-limpa, o governo prefere esperar o resultado da eleição. “A gente vai ver quem ganha, daí pode ser que pinte uma surpresinha ali, uma diariazinha aqui, vai saber né?”, tergiversa um misterioso Pedroso. “Tudo dentro do seu tempo”, completa.

 

+ Pede pra sair! Pede pra sair! Pede pra sair!
 Padaria em frente à penitenciária de Florianópolis faz sucesso entre detentos
Ronaldinho Gaúcho acaba com greve e garante Carnaval de Rio e Salvador
PM-SP e Direitos Humanos fazem as pazes pelo “Desbaratino do Poder”

Comentários

Laranjas é um site de jornalismo de humor com notícias fictícias.
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Monodois