Os moradores de Florianópolis tiveram um gostinho do que os espera no verão nesta terça-feira. A chegada do primeiro turista argentino provocou caos no trânsito da cidade, parando completamente os dois sentidos da avenida Beira-mar Norte por volta das 15h. “@#@$%, eu achei que era algum $#$!%* de São José e já tava $@!#, depois que eu descobri que era um gringo então, $@#*%& que pariu!”, disse o funcionário público José Carlos Pitronha, que estava indo para casa. “Ao menos o *&¨%$# não era gaúcho!”, completou.
Diversas ruas do Centro ficaram congestionadas, mais notadamente a avenida Mauro Ramos. “Eu tinha saído da minha casa, ali na altura da avenida Hercílio Luz, para ir até o Beiramar Shopping, e fiquei preso, um absurdo!”, reclamou o estudante de Direito da UFSC, Toninho Almeida. Ele disse que a mãe, que mora com ele e estava com o outro carro da família, teve o mesmo problema para ir caminhar no calçadão da Beira-mar. “Levamos duas horas para fazer 2 quilômetros, é revoltante!”, completou.
O turista argentino, que se identificou como Ernesto Noam, ficou surpreso com os problemas que sua chegada causou. “Yo queria conocer el principal ponto turístico de la ciudad, me parecia perfectamente normal”, defendeu-se. Depois de receber uma reprimenda da polícia, o jovem pegou sua bicicleta e foi embora pela ciclovia da avenida. Ao chegar na Lagoa da Conceição, onde ficaria em uma pousada, acabou sendo atropelado por um ônibus, causando fila até o elevado do CIC.