O Facebook anunciou nesta quinta-feira (6) que irá deletar todos os perfis de usuários que trocaram suas fotos por personagens de desenho animado. A ideia surgiu como homenagem ao dia das crianças, passou a um protesto virtual contra a violência infantil e vai terminar como a maior desativação coletiva de perfis da rede social desde 2008. Estima-se que 1 milhão de usuários tenham aderido à brincadeira. Todos brasileiros, para variar.
“O uso de personagens como avatares infringe o regulamento do Facebook, pois impede o processo de mapeamento facial de todos os seres humanos, que está sendo finalizado”, afirmou o porta-voz da empresa, Roy Trenneman. Ele fez um pedido aos brasileiros para que colaborem com o projeto de dominação mundial de Mark Zuckerberg, sob pena de “ficarem de fora do futuro regime da informação”, que ele garante que será democrático.
O Facebook deu até a manhã desta sexta-feira para que os usuários retornem a seus avatares anteriores, postando também um pedido de desculpas. “Com a nova timeline, isso ficará registrado para sempre. Queremos que os brasileiros nunca, mas nunca mesmo, esqueçam que cometeram este erro, mas que nós perdoamos”, lembrou o porta-voz, “nunca, nunca, nunca”.
Crises – Trenneman não crê que a brincadeira brasileira tenha a ver com o processo de orkutização do Facebook. “O que é Orkut? Nunca ouvimos falar”, disse, com um sorriso maroto.
Em 2008, porém, Mark Zuckerbeg determinou, pessoalmente, que milhares de usuários que fugiam do Orkut, devido à crise financeira internacional, migrassem para o Facebook. Foi preciso a intervenção do governo americano, que fez um aporte de bilhões de dólares na rede social do Google, com a contrapartida de que todas as comunidades contra George W. Bush fosse retiradas do ar. Rumores no mercado dizem que o Google + está precisando do mesmo socorro em 2011, e já faz chantagem.
+ Extra! Deu no Facebook:
Após ato no Facebook, violência infantil é erradicada no mundo
Substituição no Facebook: sai monoteta e entra o monocelha
Jovem processa Facebook por ainda não ter a nova timeline
Malvino Salvador vai viver Caio Fernando de Abreu na telona