Diversos restaurantes do Rio de Janeiro anunciaram, nesta quarta-feira (16), uma promoção para o horário de almoço. Todos os clientes que pedirem um PF (prato feito) receberão, gratuitamente, um chopp garotinho para beber. “Não queremos que o nosso cliente se sinta preso ao consumo de sucos e refrigerantes só porque é meio-dia, nós estimulamos a liberdade de escolha“, disse a gerente do Boteco do Campos, Clarissa Rosinha.
A promoção é provisória – ou “preventiva“, como brincou Clarissa – e deve durar até o fim de semana, já que a previsão é de muito calor no Rio de Janeiro. A expectativa dos cariocas, porém, é que o garotinho acompanhe o PF de forma definitiva. “Olha, eu esperei por muito tempo esse negócio, ver o garotinho chegando junto com o PF, vou dizer pro senhor que estou de alma lavada”, disse um cliente do Boteco do Campos.
O garotinho é uma invenção tipicamente carioca. Pouco comum nos outras capitais brasileiras, caracteriza-se por ter um tamanho menor e ser de consumo mais popular, sendo um dos preferidos dos moradores locais há muitos anos. Apesar de ser pequeno e aparentemente inofensivo, o consumo excessivo e contínuo do garotinho pode provocar dores de cabeça, ressacas e danos irreversíveis ao patrimônio público.