Segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Santa Catarina também terá plebiscito separatista

Categorias: Política
Florianópolis modernizada

Maquete de Florianópolis, limpa e organizada, após a retirada dos não nativos

Pouco comentado pela mídia de vista panorâmica nas últimas semanas, Santa Catarina, assim como o Pará, também passará por um plebiscito. No próximo domingo (18), catarinenses votarão pela divisão ou não da faixa de terra compreendida entre Rio Grande do Sul e Paraná. Se sim, a partir de 2012 o estado se transformará em dois: um chamado Ilha das Peruas, basicamente a parte insular de Florianópolis, e o segundo denominado Nova Baviera do Sul (uma homenagem à colonização alemã), que vai do agora Bairro Estreito até o município de São Miguel do Oeste, na fronteira com a Argentina.

Reivindicado pela população joinvilense, a medida está agradando e muito os manezinhos. É que com a cisão, as pontes Colombo Salles e Pedro Ivo assim como qualquer projeto de quarta ou décima ponte serão implodidas ou arquivadas, respectivamente*.

Enquanto os pescadores, surfistas, engravatados e madames comemoram o fim dos transtornos causados pelo ingresso de pessoas de fora na Ilha, os industriais do Norte não estão contentes com o rumo que a divisão tomou. Mais uma vez o sono perdido se deve a escolha da Capital. Com a articulação política assumida pelo PSD na reta final, a escolhida seria Lages, curral político de Raimundo Colombo. Este seria imediatamente empossado governador e não precisaria mais descer a Serra para despachos. Quem reinaria na Ilha das Peruas seria Dário Berger (PMDB).

Especialistas dizem que os dois Estados sairiam ganhando, pois ninguém aguenta mais estar associado um ao outro. “Fora Haole”, bradou o surfista Gilhermino Vieira, que corria com uma vara de bambu atrás de um turista mineiro. Segundo ele, tudo o que é bom em Florianópolis é feito pelos que nasceram na Ilha, e tudo o que é ruim veio junto com quem atravessou a ponte.

Repercussão – Alguns gaúchos também se animaram pela primavera separatista, e às margens do rio Guaíba, declararam na última sexta-feira a independência em relação ao Brasil, criando os Estados Unidos do Sul. Após alguns minutos eles perceberam que ninguém deu bola e voltaram, enfadonhos, para suas casas.

* A Ponte Hercílio Luz continuará sendo reformada pela nova administração estadual.

 

+ De que lado você fica?
Sarney indica afilhado para vaga de Guga Kuerten
Ministério do Trabalho lança Cadastro de Pessoa Cítrica
Inválidos da Alesc é a maior chance de ouro do Brasil no Parapan

Comentários

Laranjas é um site de jornalismo de humor com notícias fictícias.
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Monodois